É uma síndrome dolorosa que atinge até 10% da população mundial.  Acomete predominantemente mulheres de meia idade. Os sintomas mais comuns são dores fortes em todo o corpo e aumento da sensibilidade nas articulações, músculos e tendões; sensação de rigidez articular; cansaço; sono prejudicado e não reparador; insônia; alterações da memória, dentre outros.

A causa e os mecanismos que provocam a fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Dentre os mais prováveis, podemos citar o mau funcionamento das mitocôndrias das células, lesões musculoesqueléticas que se acumulam com o tempo e a diminuição da serotonina (hormônio da felicidade) no sangue.

O diagnóstico da síndrome é clínico. Em consulta médica, serão recolhidos a história dos sinais e sintomas, a avaliação de antecedentes pessoais e um exame físico detalhado. Exames complementares devem ser solicitados para descartar outras doenças que possam ter sintomas semelhantes.

O tratamento desta patologia deve ser com acompanhamento especializado e com múltiplas estratégias – o uso de medicamentos antidepressivos, relaxantes musculares e analgésicos pode ser associado a outros métodos para aumento da serotonina, como atividade física, alimentação orientada e boa noite de sono.

No instituto Apex temos profissionais especialistas no tratamento da fibromialgia.

Marque uma consulta!

 

 

.

Textos relacionados